Show de Paul MacCartney
Testemunhei o momento exato em que ela saía com labaredas nos cabelos, caminhando, pronta a levantar voo. Assim nossa vizinha saiu da casa em chamas, no sítio ao lado do nosso na zona sul de Porto Alegre.
Chegou em nossa casa pra receber os primeiros socorros, ouvi quando disse que mesmo tendo fogo no estômago, havia deixado só cinzas para trás. Pegou todas as coisas de valor, dentre elas os ingressos pro show de Paul MacCartney. Carregava uma bolsa pequena a tiracolo.
Nos dias seguintes senti uma mistura de falta da vizinha, com suas aulas particulares ajudando na preparação pras provas, das conversas boas, dos empréstimos de livros e também alívio. Não aguentava quando o marido dela chegava bêbado tarde da noite e gritava palavrões, xingava. Ouvia fortes batidas nas paredes, acho que com a cabeça dela. Muitas vezes ela trazia os olhos inchados de chorar.
Não tenho certeza, mas parece que o marido morreu no hospital, estava muito alcoolizado quando o fogo se espalhou, respirou a fumaça e não reagiu.
Mulheres Trabalhadoras Saía e voltava só na madrugada fazendo barulho, me acordando, após cada explosão de raiva, cada crise de gritos, ameaças e tentativas de me trancar em algum lugar da casa ou no carro. Em muitas manhãs saí pra trabalhar com muito sono, mas aliviada de não ter que ficar junto com a pessoa. Aprendi a conviver com esses rompantes de diferentes maneiras. Às vezes ficava muda, lembrando a avó Solita, outras, acho que não me dava conta do que estava acontecendo e ainda argumentava, tentando chama-lo à razão. Em outros momentos, entrava na onda e gritava, me enfurecia também. Esta reação me deixava muito mal, pois percebia o poder que a pessoa tinha de comandar até meus sentimentos, reações. Meu coração disparava. Nos últimos tempos, durante período em que estava trabalhando menos, em Férias ou Licenças, comecei a sentir mais nojo, até o fato de sentar à mesa junto me incomodava. Preparava o alimento com cuidado, procurando não passar energia ruim pras panelas e sen...
Comentários
Postar um comentário