Pular para o conteúdo principal

QUANTOS A MENOS?

Quantos a menos?

No colégio de periferia o guri é o mais indisciplinado, o não-aprendente, o repetente, o brigão. Três anos de classe especial, até a professora compreender o processo de construção de conhecimento do Lu. Deste ponto em diante, deslanchou, foi para a quarta série, sem outras reprovações.

Cada professora via naquele guri um desafio, desejando que aprendesse, se tornasse um bom cidadão, apesar dos palavrões, socos e pontapés desferidos quando tirado do sério. Até poderia se dizer “foi a persistência da professora em não permitir a evasão do aluno, o que de mais bonito aconteceu naquela escola”, usando as palavras de Célia Maciel, no comentário do filme chinês “Nenhum a menos”.

Irmão de cinco meninas, filho de rígido policial militar, ficou órfão de mãe.

 

Sumiu nosso “menino mau”. O que houve? alguém pode nos dar notícia dele? Soubemos da transferência para São Lourenço, casa de uma tia. Os motivos eram contados em segredo: o pai o expulsara de casa, pois ele molestara uma das irmãs.

Há alguns anos encontrei nosso Lu, agora cuidador de carros. Cumprimentei-o, contente em reencontrá-lo. Respondeu, também feliz.

Ano passado, cruzei por um morador da rua, mal vestido, mal cheiroso, descalço, jeito desconexo. Olhei bem, era o Lu. Cumprimentei-o, não respondeu. Isto se repetiu. Ficava com a impressão de ter recebido um olhar de reconhecimento, mas sua reação verbal não correspondia.

Poucos dias após ter assistido apresentação do filme “NENHUM A MENOS”, de Zhang Yimou e debate com as professoras Ana Cristina Delgado e Vânia Chaigar, durante as atividades do 4º Encontro Estadual Sobre o Poder Escolar, visualizo aquele ser deitado no calçadão da Sete. Com um sorriso, mostrando falhas de dentes, Lu me olha e diz: “Oh, Bebel!” Respondi perplexa, sem saber o que fazer. Como se do interior de seu mundo à margem, ele buscasse aquela compreensão da escola, de quando menino.

Lu, continua sendo nosso maior desafio não permitir que mais estudantes saiam do colégio antes de completar a educação básica (Delgado e Chaigar)! No entanto, a escola é tão menina nessa luta quixotesca!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fudeu

Agora ela conseguiu me ferrar mesmo! Queria controlar minha vida e quando eu poderia encontrar meus brothers e tal. Mandei à merda. Foi ficando cada vez mais chata. E tudo foi piorando devagar, sem que imaginasse onde ia chegar, foi apodrecendo. Um dia saia curta, coxão de fora, peguei forte no braço, ficou a marca. No outro, batom vermelho, dei um tabefe. Mas aí, foi ela que pediu. Não tive saída. Na gravidez ficou insuportável, mostrando o peitão. Eu não queria, mas dei outros tabefes. Virou rotina. Queria regular a minha cerveja. Quando minha filha já tinha três anos, aquela vaca tava demais. Calça apertada, sacudindo o popozão e dizendo coisinhas pra ensinar mal à criança. Perdi a cabeça. Ainda por cima, a irmã dela tava lá. Não aguentei. Comecei a socar e quando caiu, se fazendo de machucada, dei uns pontapés. Nem sei quantos. Minhas mãos e pés se mexiam por conta. A piranha foi pro hospital. E, pra ferrar com a minha vida, acabou morrendo. Diz que teve perfuração do int

PAPILOSCOPIA NA PATAGÔNIA

Papiloscopia na Patagônia Hoje fiquei sabendo que existe um banco de dactiloscopia na Pagônia. Sim! A impressão das nossas papilas digitais viaja até o extremo sul do continente americano. Ali, caso haja algum problema, a pessoa fica num grupo especial e só um PAPILOSCOPISTA tem acesso ao sistema para resolver o que for. Minha última Carteira de Identidade está deteriorada e desatualizada, era casada ainda. Agora num outro estado civil, aproveitei as férias e resolvi encaminhar o novo documento. Fiz a agenda pela internet no Tudo Fácil em janeiro, consegui marcar para dez de fevereiro. Achei facílimo! No dia e hora marcados, tirei óculos, coloquei lentes de contato, caprichei na maquiagem do tipo natural, tratei o cabelo... Cheguei cedo ao local; logo fui atendida. O atendente gentil examinou os documentos, questionou o nome, estado civil, nome outra vez e confirmou: - Então a senhora permaneceu com o mesmo nome que usava ao ser casada? - Sim, é isso mesmo! Resolvi não trocar outra v

AMOR VIOLETA

Amor Violeta O amor me fere é debaixo do braço, de um vão entre as costelas. Atinge o meu coração é por essa via inclinada. Eu ponho o amor no pilão com cinza e grão de roxo e soco. Macero ele, faço dele cataplasma e ponho na ferida. Adélia Prado